Comitê de Compliance ABO2O ajuda estruturar plataformas e prepara guia de “melhores práticas”

Novo comitê ABO2O

Conforme a Inteligência Artificial aumenta e mais modernos ficam os sistemas de fiscalização, um bom e velho conselho se faz atual; “prevenir é melhor do que remediar”. Empresários aprendem na prática que investir em um bom programa de compliance é bem mais negócio. Companhias que não agem em conformidade com regras, leis e regulamentos, internos ou externos, assumem o risco de prejuízo financeiro. E pior, atraem crise reputacional; afastando quem deseja se destacar por credibilidade e boas práticas de gestão junto aos clientes, colaboradores e fornecedores.

Se viver sozinho em sociedade causa sofrimento nos indivíduos, como uma corporação pode sobreviver assim? Para evitar a dor de penalizações decorrentes de decisões solitárias não acertadas ou de empresas que nascem prontas para revolucionar e colocar o core business em ação a favor da sociedade, mas se sentem paralisadas por aspectos regulatórios e lançadas a um mar de responsabilidades sem rumo certo, a ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline) criou em janeiro desse ano o Comitê de Compliance; sob liderança do eleito, por votação, Vitor Casagrande, que assina como Risk and Compliance Manager da Hotmart. Casagrande assumiu a missão facilitadora e já trouxe resultados positivos por meio de uma agenda participativa dedicada aos associados da entidade sem fins lucrativos voltada para políticas do setor.

“Iniciamos as atividades do comitê pouco antes de a pandemia se instalar. Como a ABO2O possui associados em outros estados, as reuniões, antes presenciais e mensais em São Paulo, já coexistiam com videoconferências. Devido ao distanciamento social organizamos as pautas pelo WhatsApp. Os Grupos de Trabalho se reunem virtualmente, com frequência mensal. Atualmente, temos três pautas predominantes: implementação de programas de compliance, a Circular 3978 2020 Bacen (entrando em vigor agora no início de julho) e a elaboração do Guia de Compliance, a ser lançado em breve pela ABO2O”,  conta Casagrande.

Juntos, decolados e descolados; vamos mais longe

E quando o mercado avança mais rápido do que a legislação e empresas com DNA Tech inovam em modelos de ofertas, produtos e serviços? Como adequar algo que surge com caráter revolucionário, descolado da realidade momentânea? São muitas questões para uma marca lidar sozinha. Não adianta dar apenas o primeiro passo, é preciso enxergar adiante e, às vezes, construir esse caminho longevo com muitos braços.

“Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe,  essa frase popular expressa bem o propósito do Comitê de Compliance: buscar representatividade e ajudar ao máximo as empresas a se estruturarem de acordo com os padrões mínimos tendo em vista o que é preciso para atingir o potencial máximo”, diz Vitor Casagrande. “O lançamento do Guia de Compliance ABO2O é resultado da proposta de construir um posicionamento em linguagem acessível. Vamos compartilhar com a sociedade o que acreditamos que deverá ser exigido das empresas em termos de boas práticas’, complementa  o líder.


“O compliance é multidisciplinar. Contamos com áreas de outras competências como o jurídico, por exemplo, para mitigar riscos e analisar potencial de cada negócio. A associação possibilita a troca de experiências entre empresas que já vivenciaram certas dores e assim evitam que outros sofram da mesma forma, além de prepararem as nativas digitais para próximos passos”, conclui.  A factual Circular 3978 2020), em matéria de prevenção à lavagem de dinheiro do Banco Central e financiamento do terrorismo (PLDFT) em âmbito do sistema financeiro nacional, por exemplo, revoga a Circular Bacen 3461 e há dúvidas do Oiapoque ao Chuí sobre como se dará agora a avaliação dos modelos de risco de cada instituição e o debate entre representantes das empresas contribui para esse entendimento.

Muitos sotaques em uma plataforma plural

A ligação do executivo nascido no sul do País com a startup mineira (que ao lado de algumas outras nativas tech que buscavam sobrevivência, criou em Belo Horizonte um dos ecossistemas mais férteis para empreendedores do Brasil), se deu no ano passado, quando o executivo recebeu um telefonema de Luiz Fernando Ferreira, diretor Financeiro da Hotmart. Casagrande decidiu mudar de cidade e deixar a área de engenharia civil na qual trabalhava para aceitar o convite para atuar no desafiador mercado das plataformas digitais; no compliance de uma das maiores empresas de educação online do mundo.

Movidos pelo propósito

Possibilitar que as pessoas vivam de suas paixões” é o propósito da Hotmart. Em sinergia, a ABO2O busca construir representatividade na economia digital e uma narrativa coerente com a realidade; promover avanços coletivos contribui para o sucesso individual de cada empresa associada, a exemplo da própria Hotmart, com a qual a entidade tem em comum uma liderança de compliance. Os Comitês ABO2O são pilares que alicerçam oito áreas estratégicas para o crescimento do setor. Além do recém-criado Comitê,de Compliance, existem mais sete a todo vapor: Mobilidade Urbana, Inovação em Serviços Financeiros (Meios de Pagamento & Fntechs), Trabalhista, Tributário, Privacidade de Dados, Delivery & Logística e Customer Experience.

 

 

 

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