ABO2O anuncia nova líder do Comitê de Proteção de Dados

Samanta Oliveira, DPO do Mercado Livre Brasil, é a nova líder do Comitê de Proteção de Dados da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O). A especialista tem como principal objetivo contribuir ativamente nos debates, consultas e audiências públicas relacionados à proteção de dados, privacidade, inteligência artificial e temáticas de governança de dados junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário.

 

“Desejamos fortalecer nosso ecossistema para atração de investimentos na tecnologia em nosso País. Para isso é necessário que o Brasil apresente um arcabouço regulatório capaz de promover segurança jurídica que harmonize os direitos fundamentais autônomos com desenvolvimento tecnológico, permitindo, assim, o estímulo à inovação”, afirmou Samanta.

Whatsapp Image 2021 09 28 At 13.59.58

“Desejamos fortalecer nosso ecossistema para atração de investimentos na tecnologia em nosso País. Para isso é necessário que o Brasil apresente um arcabouço regulatório capaz de promover segurança jurídica que harmonize os direitos fundamentais autônomos com desenvolvimento tecnológico, permitindo, assim, o estímulo à inovação”

 

A demanda por mais privacidade, proteção de dados, cibersegurança e mecanismos antifraude é consequência do intenso processo de digitalização pelo qual a sociedade e as organizações estão passando nos últimos anos. A necessidade do distanciamento social diante da pandemia impulsionou as transformações que vinham ocorrendo no ambiente digital, aumentando as preocupações com a segurança dos dados, seja por parte dos cidadãos como das organizações públicas e privadas.

 

Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, a ABO2O está engajada em promover iniciativas que ajudem suas associadas a levar as melhores práticas às suas organizações, seja por meio de apresentações de especialistas, painéis de debates e na discussão de políticas que ajudem as companhias no processo de adequação.

 

Samanta Oliveira é atualmente DPO do Mercado Livre Brasil. Possui mestrado em andamento na área de tecnologia pela FGV-SP. É certificada como DPO pelo European Center on Privacy and Cybersecurity (ECPC-B: Maastricht University), e em Cybersecurity: Technology, Application and Policy pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT).