Colômbia, Brasil e Fórum Econômico Mundial unem forças para realizar congresso Latino-Americano sobre a Quarta Revolução Industrial

O congresso, que discutirá os avanços e desafios que a América Latina enfrenta em termos de tecnologias emergentes, será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro através do site https://www.congresolatam4ir.co/ com inscrição prévia gratuita.

A abertura do congresso ficará a cargo de autoridades e Ministros do Brasil e da Colômbia, que estarão acompanhados por líderes dos dois países e contará com a participação de convidados nacionais e internacionais que terão como foco quatro eixos em torno da quarta revolução industrial.

Os Centros da Quarta Revolução Industrial do Brasil e da Colômbia, filiados ao Fórum Econômico Mundial, realizarão o Congresso Latino-Americano da Quarta Revolução Industrial entre 30 de novembro e 1º de dezembro, a partir das 8h00 (Horário da Colômbia) e 10h00 (Horário do Brasil).

O objetivo do Congresso é dialogar e refletir sobre o impacto, os avanços e os desafios das tecnologias emergentes na América Latina e contará com a participação de representantes de organismos internacionais, do governo e do setor privado de países da região.

A agenda do evento concentra-se em quatro eixos:

1. Transição da América Latina para uma economia baseada em dados para melhorar sua competitividade;

2. Transformação digital e tecnologias emergentes para inovações e produtividade;

3. Implementação de tecnologias 4.0 na agricultura para um desenvolvimento sustentável;

4. Marcos éticos e regulatórios para o uso responsável de tecnologias emergentes.

O evento terá abertura com os presidentes Jair Bolsonaro pelo Brasil e Iván Duque pela Colômbia, além dos ministros de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil e Tecnologia e Comércio da Colômbia. Da mesma forma, participarão presidentes de empresas, dirigentes de organismos internacionais da América Latina e representantes governamentais que trabalham na implantação de tecnologias da quarta revolução industrial. Veja a agenda e os participantes https://www.congresolatam4ir.co/ .

“Um dos pilares de atuação dos Centros para a Quarta Revolução Industrial da rede global do Fórum Econômico Mundial é o debate multistakeholder para co-desenhar propostas de políticas públicas e estratégias de adoção de tecnologias emergentes centradas no ser-humano e escaláveis para outros países que possam enfrentar os mesmos desafios. O primeiro Congresso Latino Americano sobre a Quarta Revolução Industrial é um dos nossos esforços para garantir um amplo e democrático debate acerca do impacto das tecnologias na vida de todas as pessoas e sociedades”, declara Lucas Câmara, diretor do C4IR.BR (Centro do Brasil).

“Nosso objetivo como Centros é maximizar os benefícios da Quarta Revolução Industrial para o desenvolvimento inclusivo e sustentável em ambos os países e na América Latina. Este congresso é um grande esforço regional onde falaremos sobre como os países latino-americanos estão avançando em relação ao uso de tecnologias avançadas em temas como Agro, marcos éticos e regulatórios, dados, entre outros ”, afirmou Erez Zaionce, diretor do C4IR.CO (Centro da Colômbia).

O Congresso, que é destinado a governos, organizações, empresas e cidadãos que trabalham na concepção e implementação de projetos e políticas públicas relacionadas às tecnologias da Quarta Revolução Industrial para tecnologias emergentes na América Latina, será totalmente virtual e sem custo.

Sobre os Centros e seus aliados:

O C4IR Brasil, é uma iniciativa público-privada que tem como membros fundadores o Governo Federal do Brasil através do Ministério da Economia (SEPEC), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); o Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e empresas da iniciativa privada (ABIMED, AstraZeneca,Bracell, Eletrobras, Facebook e Qualcomm).

As tecnologias emergentes selecionadas pelo Centro do Brasil para desenvolvimento dos seus projetos são: Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina; Internet das Coisas e Transformação Urbana e Política de Dados.

O C4IR Colômbia é uma iniciativa resultante da união de esforços entre o Ministério das TIC, o Ministério do Comércio, a Prefeitura de Medellín e a Ruta N. Da mesma forma, os membros do centro são Huawei, Ecopetrol e Intel. As tecnologias avançadas priorizadas pelo C4IR para o desenvolvimento de seus projetos são Blockchain, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Dados.

Serviço:

Evento: Congresso Latino Americano sobre a Quarta Revolução Industrial

Data:
30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2021

Horário:
das 10h às 13h (BRT)

Onde:
Virtual com pré-inscrição gratuita em https://www.congresolatam4ir.co/