O mercado de eCommerce no Brasil deve crescer 57% até 2024, impulsionado pelas compras pelo celular, concluiu estudo da FIS

Uma das principais tendências, o mCommerce cresce em diferentes regiões do mundo, como aponta o The Global Payments Report

Destaques:

  • Os brasileiros & eCommerce: os gastos com o comércio eletrônico cresceram 22% em 2020, o crescimento mais rápido dos últimos cinco anos.
  • O smartphone se consolida: o celular é o canal de comércio eletrônico de crescimento mais rápido no Brasil, com projeção de aumento de 17% ao ano nos próximos quatro anos.
  • Cartões de crédito preferidos: os cartões de crédito continuam a ser o método de pagamento online mais popular, com 43% das compras e devem permanecer no topo até 2024.

Maior economia da América do Sul, o Brasil também hospeda o maior mercado de eCommerce na região, que deve crescer 57% até 2024, de acordo com uma nova pesquisa divulgada hoje pela líder global em tecnologia financeira FIS® (NYSE: FIS). 

 O estudo ‘The Global Payments Report 2021’, conduzido pela Worldpay from FIS, mapeou as principais tendências em pagamentos em 41 países, incluindo Brasil e outros países da América Latina. O levantamento traz dados sobre as tendências globais para o eCommerce – que foram aceleradas em função da pandemia e impulsionaram o crescimento do comércio digital em países como o Brasil.

Tendências em pagamentos nos pontos de venda:

  • Embora o dinheiro seja a principal forma de pagamento nos dias de hoje, os cartões de crédito devem eclipsar o dinheiro no ponto de venda até 2024, à medida que a inclusão financeira cresce no Brasil.
  • As carteiras digitais devem ser o método de pagamento de crescimento mais rápido nos próximos quatro anos, crescendo 24% ao ano durante esse período e dobrando sua participação no mercado para 16% até 2024.
  • Prevê-se que o dinheiro cairá 9% ao ano nos próximos quatro anos e perderá 15 pontos percentuais da participação geral no mercado de compras off-line.
  • À medida que a pandemia diminui, o relatório projeta que as compras off-line crescerão 4% ao ano até 2024 para um mercado de US $ 809 bilhões.

   Tendências em pagamentos no eCommerce:

O mercado de comércio eletrônico do Brasil cresceu significativamente em 2020 em meio à pandemia. O relatório da FIS revela que:
  • O mercado de comércio digital do Brasil cresceu 22% em 2020 – o crescimento mais rápido dos últimos cinco anos – e deve crescer 12% ao ano nos próximos quatro anos com base no estudo.
  • Cartões de crédito (43%) e carteiras digitais (17%) foram os métodos de pagamento online mais populares em 2020.
  • A análise mostra que o mobile é o canal de crescimento mais rápido no Brasil, aumentando a uma taxa de 17% ao ano até 2024. As vendas realizadas pelo desktop estão crescendo 6% ao ano no mesmo período.

“Estamos entrando rapidamente na próxima fase do comércio digital, que visa possibilitar novas camadas de valor e conveniência para os consumidores on-line ou nas lojas”, disse Juan D’Antiochia, Gerente Geral da Worldpay from FIS para a América Latina. “À medida que a adoção de dispositivos móveis continua a crescer em todo o Brasil, o uso de carteiras digitais em todos os canais e no mercado de comércio eletrônico continuará crescendo em taxas aceleradas. Comerciantes que não investem na habilitação de novos modos de pagamentos digitais correm o risco de ficar para trás”, comenta o executivo.

Para acessar o estudo global, na íntegra: https://worldpay.globalpaymentsreport.com/pt/

Sobre a FIS

A FIS é uma das principais provedoras globais de soluções tecnológicas para comerciantes, bancos e firmas de mercados de capital. Aplicando um profundo conhecimento especializado em escala e insights derivados de dados, nossos mais de 55.000 funcionários se dedicam ao avanço da maneira como o mundo faz pagamentos, usa serviços bancários e investe. Ajudamos nossos clientes a usar a tecnologia de modos inovadores para resolver desafios críticos aos negócios e oferecer as melhores experiências aos consumidores. Com matriz em Jacksonville, na Flórida, a FIS faz parte da lista Fortune 500® e integra o Índice Standard & Poor’s 500®.

Sobre a Worldpay from FIS

A Worldpay é a empresa líder em tecnologia de pagamentos da FIS (NYSE: FIS), que possibilita pagamentos mais inteligentes para um mundo mais inteligente. Processando anualmente 75 bilhões de transações que totalizam US$ 9 trilhões para mais de 20.000 clientes, a Worldpay impulsiona economias e comunidades antecipando a maneira como o mundo paga, usa serviços bancários e investe.