Open Delivery abre caminho para marketplaces conquistarem ainda mais clientes

A ABO2O apoia a iniciativa, que também traz mais competitividade e inovação ao mercado

O Open Delivery (OD) é um padrão que organiza o fluxo de informações entre restaurantes, marketplaces e sistemas de gestão. Assim, as informações de cardápios e pedidos são uniformizadas e as solicitações de clientes recebidas em um único lugar de forma eficiente. Com o Open Delivery, muito mais restaurantes buscarão parceiros para apresentar seus produtos ao consumidor por meio de aplicativos, marketplaces e e-commerces. Deste modo, sua plataforma poderá se integrar de modo mais eficiente com os bares e restaurantes e gerar maior satisfação para os consumidores, expandindo a sua atuação e aprofundando o relacionamento com os estabelecimentos. 

O primeiro ganho está no processo: ao padronizar e organizar o modo como os restaurantes publicam, administram e personalizam seus cardápios, o OD abre as portas para um ganho de escala e aceleração da sua plataforma, que pode se conectar de modo mais fácil a um número maior de estabelecimentos. 

“É um avanço que permite mais produtividade e oportunidades de negócios aos canais e marketplaces, além de estimular a competitividade e a inovação no e-commerce, começando pelos apps de venda de comida”, diz o presidente da ABO2O, Vitor Magnani.

Seu canal de vendas também pode prover aos estabelecimentos o serviço para construção de cardápio e acompanhamento de pedidos no padrão OD, tornando-se uma central para que o restaurante opere em todas as plataformas que desejar. E, assim, estreitando e fortalecendo o relacionamento com os seus clientes. 

Do ponto de vista técnico, o OD traz ganhos de tempo e custos às plataformas, pois deixa toda a comunicação mais prática e transparente, permitindo a conexão imediata com os softwares PDV e ERP do mercado, sem demora na negociação de APIs. Isso minimiza os gastos e reduz tempo de desenvolvimento, evitando problemas contínuos de atualização e manutenção de protocolos. 


O Open Delivery será lançado em outubro, por isso sai na frente quem já estiver adaptado ao padrão. Para saber mais sobre o Open Delivery e baixar a documentação técnica para a integração, acesse www.opendelivery.org.br