Sebrae lança programa Capital Empreendedor 2021 em maio: inscrições estão abertas

Evento online e gratuito trará depoimento de empreendedores que já participaram do programa, recebendo e realizando investimentos

Vem aí o ciclo 2021 do programa Capital Empreendedor. No próximo dia 11 de maio, o Sebrae lançará o projeto em evento online, com transmissão ao vivo e gratuita para todos, a partir das 16h. O Capital Empreendedor é uma iniciativa da instituição focada em orientar e capacitar donos de micro e pequenos negócios para realizarem negociações com investidores. Além da monitoria, o programa é dividido em diversas etapas, permitindo o acompanhamento pelas fases de networking, negociação e fechamento dos investimentos. As inscrições para o lançamento estão abertas e podem ser feitas aqui.

O evento conta com a presença do presidente do Sebrae, Carlos Melles, e do gerente de Capitalização e Serviços do Sebrae, Márcio Augusto. Na sequência, a CEO da startup Lilu Serviços Pet, Aline Lefol, vai apresentar como foi a sua experiência com o Capital Empreendedor e como o programa alavancou os números da empresa. Em seguida, empreendedores convidados irão discutir sobre as expectativas para o investimento early stage em startups, com a moderação da analista de Capitalização e Serviços do Sebrae Maria Auxiliadora. Neste painel estarão presentes os seguintes executivos: Orlando Cintra, da BR Angels; Pedro Carneiro, da Ace; João Kepler, da Bossa Nova Investimentos e Franco Pontillo, da Domo Invest.

Maria Auxiliadora chama atenção para o potencial de transformação proporcionado pelo programa. “Nós temos casos de empreendedores que triplicaram suas receitas, após a participação no programa. Eu costumo dizer que o Capital Empreendedor é uma rede de relacionamento para empresas. Nós conectamos empresas inovadoras com investidores com sede de fazer negócios. Muitas vezes os empreendedores não sabem por onde começar, com quem falar, o que fazer. Através do Capital Empreendedor, todas essas questões são sanadas. Ele sai com a segurança do que fazer e como fazer. O foco do Sebrae é fazer alianças positivas entre empreendedores e investidores”, afirma.

De acordo com a analista, a diversidade de startups interessadas em participar do Capital Empreendedor vem aumentando. “É interessante observar que estamos atraindo startups de estados com pouca movimentação de investidores. O programa se revela um ponto de encontro essencial para aumentar a produtividade e a competitividades das empresas por meio dos investimentos que recebem”, diz.

Efeitos do Capital Empreendedor

A Engage for Business é um dos cases de sucesso do Capital Empreendedor. A startup ainda estava no papel quando o seu idealizador, Rafael Saddy, decidiu se inscrever no programa no ano passado. “Entramos no Capital Empreendedor ainda na fase de ideação, nós preparamos, absorvermos todo conteúdo oferecido pelo Sebrae. Nosso pitch estava muito bom, conversamos com muitos investidores e conseguimos mostrar muito bem o potencial do negócio para o mercado. Com isso, fechamos investimento de R$ 700 mil por 7% da empresa. O resultado foi excelente, se não fosse pelo Capital Empreendedor não conseguiríamos nos posicionar tão bem diante dos investidores”, relembra Saddy.

Usando inteligência artificial, a Engage for Business é uma plataforma de marketplace para serviços de alta complexidade. Ou seja, a ferramenta possibilita o encontro de fornecedores qualificados com consumidores de todo país, de forma rápida, dinâmica e online. Empresários podem contratar serviços jurídicos, de engenharia, tecnologia da informação, marketing, auditoria, consultoria, gestão administrativa, entre outros. “É uma inovação relevante para as duas partes envolvidas. Tanto para o demandante que não perde tanto tempo procurando um serviço de confiança, quanto para o fornecedor que não gasta com comercial e prospecção. Nós cruzamos algoritmos e entregamos uma lista de profissionais altamente capacitados”, afirma o CEO Rafael Saddy.

Neste momento, com quatro meses de funcionamento no mercado, a Engage for Business já faz planos para internacionalizar o negócio. “Nossos investidores são um grupo, do tipo family office, formados por brasileiros e israelenses de uma mesma família. O combinado é que quando atingíssemos a meta estipulada de fornecedores cadastrados, nós iríamos expandir o negócio para o mundo. Queremos conectar os mercados internacionais, ajudar as duas pontas a se encontrarem. O desempenho da Engage for Business está superando nossas expectativas”, comemora Saddy.

Resultados

O Capital Empreendedor tem o propósito de ajudar empreendedores a compreenderem a dinâmica do ecossistema de risco e a se prepararem para aproximação e negociação com investidores. Através de cinco etapas planejadas estrategicamente pelo Sebrae, os participantes concluem o programa aptos a abrirem seus negócios para possíveis investidores.

No ciclo deste ano, o programa é dividido em lançamento, workshops com empreendedores, oficina de pitch, mentorias e circuitos de investimentos. A iniciativa já teve três edições, capacitando 497 empresas de todo país a realizarem abertura do capital para investidores. Desse total, 85 startups receberam investimentos que somam R$ 52,9 milhões.

Link 1º parágrafo: https://www.capitalempreendedor2021.com.br/