Tembici e Google Maps se unem para facilitar acesso às bicicletas compartilhadas em São Paulo e Rio de Janeiro

Busca por rotas de bicicleta cresce 69% e ferramenta é aprimorada para localizar estações
de bikes compartilhadas mais próximas


21 de julho de 2020 – A pandemia da COVID-19 está impulsionando uma mudança de hábitos na mobilidade urbana ao redor do mundo. Diversas cidades têm estabelecido iniciativas para incentivar o uso da bicicleta para deslocamentos como medida para combater a proliferação do coronavírus, uma vez que a bike é um transporte de uso individual e ao ar livre. Desde fevereiro, as pesquisas por rotas de bicicleta no Google Maps aumentaram em 69%, atingindo uma alta histórica em junho de 2020.

Devido a isso, a empresa investiu no serviço de busca de rotas de bicicletas e, a partir de agora, por meio da parceria com a Tembici, empresa líder em micromobilidade na América Latina e operadora do programa Bike Itaú, patrocinado pelo Itaú Unibanco, será possível encontrar mais informações relacionadas as bikes compartilhadas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Antes, quando se realizava a busca por rotas de bicicleta, o Google Maps mostrava apenas o caminho a ser feito por quem já possuía sua própria bike. Neste novo cenário, a ferramenta também mostrará a opção do ciclista realizar o trajeto com as bikes compartilhadas. Para isso, após digitar os endereços de origem e destino, serão indicadas as estações com bicicletas e vagas disponíveis mais próximas a estes dois pontos.

“A Organização Mundial da Saúde recomenda a bike como transporte neste período de pandemia e essa nova funcionalidade facilita o acesso das pessoas às bikes compartilhadas e, sem dúvidas, serve de incentivo para que ainda mais pessoas se locomovam pedalando”, diz Tomás Martins, CEO da Tembici.

Além de indicar o caminho para que a pessoa chegue até a estação a pé e de traçar a rota do caminho a ser pedalado, a nova busca também permite que sejam consultadas as quantidades de bikes e vagas disponíveis nas estações. Além de São Paulo e Rio de Janeiro, essa nova funcionalidade estará disponível em outras dez cidades ao redor do mundo.

“O Google Maps ajuda pessoas no mundo todo a chegar onde elas precisam. Agora, com mais esse recurso de informações de compartilhamento e localização de bicicletas, queremos reforçar a nossa missão de fornecer às pessoas informações precisas, úteis e acessíveis sobre o mundo ao seu redor”, afirma Wilson Rodrigues, gerente de Parcerias Estratégicas para o Google Maps.

Desde o início da pandemia, a Tembici reforçou todos os processos de higienização das estações e bicicletas compartilhadas de todas as cidades em que atua e com a reabertura gradual da economia, foram ampliadas as comunicações aos usuários sobre as recomendações de higiene individual, além das divulgações sobre as novas medidas que a empresa está realizando na limpeza dos equipamentos. Na campanha, a empresa mostra a jornada diária das bicicletas ao serem retiradas da estação pela equipe de logística e levadas ao centro de operações onde são lavadas com jato de cloro diluído em água. Ao serem devolvidas às ruas, as bikes e as estações ainda passam por higienização com álcool 70%.

Sobre a Tembici

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina. É responsável por mais de 2,5 milhões de deslocamentos por bicicletas nas principais capitais brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.

Ao longo dos últimos anos, Tembici acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e devido seu modelo de negócio registra crescimento de mais de 10 vezes nos últimos dois anos e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua

Leave a comment

Mantenedores

Apoio