Open Banking: o fim do modelo tradicional dos bancos?

Ainda que seja difícil ameaçar o domínio das grandes instituições financeiras no curto prazo, fintechs como Nubank, Banco Original, Banco Inter, entre outros, podem mexer com as estruturas dos bancos tradicionais. Segundo a Head de Regulação da MovilePay e Líder do Comitê de Fintechs & Payments da ABO2O, Loise C. Nascimento, com taxas menores e uma proposta digital, essas empresas podem atrair boa parte dos clientes dos grandes bancos. 

“Há um grande risco se os bancos se mantiverem cheios de tradições, com um núcleo antigo em um mercado com muita regulamentação, e dependentes do tráfego das agências para obter receita. É provável que o sistema bancário atual tenha uma queda brusca de clientes”, explica Loise.

 Outra vantagem do Open Banking é que ele permite que o cliente leve as suas informações bancárias para onde for mais conveniente. Além disso, a novidade tende a tornar a experiência do cliente mais fluida e rápida.

Quer saber mais sobre o novo sistema que promete provocar uma verdadeira transformação no setor financeiro? Então, acesse a reportagem na íntegra da revista INOVATIVOS. Lá você encontrará este e muitos outros conteúdos exclusivos!

Leave a comment